O futuro é verde

 Qual o tecido se acredita ter um longo período até se decompor?

A Jeans
B Algodão
C Seda

Quanto tempo você acredita levar para isso?
A De 3 à 5 anos
B De 10 à 15
C De 20 à 30


Vamos reciclar?

Privilegiar materiais orgânicos, apostar em processos de tingimento natural e reaproveitar descartes entraram na lista de pilares estruturais de marcas com propósito de slow fashion. 

A ideia de zero waste na moda consiste em eliminar a geração de resíduos na hora do corte e da confecção das roupas.

A paulista Flavia Aranha (@flaviaaranha), pioneira e expoente da moda verde feita em escala, faz de sua marca um livro aberto com informações preciosas de seus parceiros e fornecedores sobre técnicas que impactam positivamente o meio ambiente, como o tingimento manual à base de plantas ou os tratamentos biodegradáveis.

Como você costuma lidar com roupas não utilizadas? (incluindo acessórios, bolsas e sapatos)
B Jogando fora
A Doando / Vendendo
C Reciclando / Doando
E Apenas mantendo no guarda roupa


Fazer moda com responsabilidade social é uma luta”, diz a mineira Raquell Guimarães, nome à frente da Doisélles (@doiselles), grife que faz do tricô e do crochê as armas para capacitar e ressocializar detentos em presídios de segurança máxima.

A responsabilidade da Doisélles passa também por reaproveitar resíduos de matéria-prima a cada estação e, com eles, produzir novas coleções. É um projeto de capacitação profissional e moda sustentável semelhante ao realizado pelo estilista pernambucano Gustavo Silvestre desde 2015 na penitenciária Adriano Marrey, em Guarulhos (SP).

Batizada de Ponto Firme, a iniciativa de Gustavo já formou mais de 120 presos. “Precisamos desenvolver empatia, pois o pouco que fazemos pode gerar mudanças enormes na trajetória das pessoas.


Você já conhecia o tingimento natural?
A Já conhecia mas nunca usei
B Ja ouvi falar e utilizo
C Não sei se minhas roupas são feitas assim
D Não conhecia essa opção


Não basta ser sustentável, tem que saber comunicar e fazer a mensagem chegar ao consumidor, cada vez mais atento ao background do produto que compra. Quanto custa, quem fez, de onde vem, como são os processos de produção ou quais os impactos que eles causam ao meio ambiente tornaram se informações valiosas."

Utilizaria produtos confeccionados por ex presidiários?
A Sim, todos merecem uma segunda chance
B Se eu soubesse antes não
C Não me importo quem fez, só se ficou bonito.

Nos do grupo LFV por sua vez, acreditamos que a responsabilidade social e filantropia tanto quanto a responsabilidade sustentável, perante ao mundo, não devem ser apenas em momentos difíceis, mas sempre em nossas vidas!

Fonte: VOGUE
Matéria: O futuro é verde
Link: https://vogue.globo.com/moda/noticia/2020/10/o-futuro-e-verde-5-pilares-fundamentais-da-sustentabilidade-na-moda.html



Comentários

Mensagens populares deste blogue

Empatia Sustentavel